Programa ‘Sua Casa’ transforma vidas em Cachoeira do Arari, no Marajó

Programa ‘Sua Casa’ transforma vidas em Cachoeira do Arari, no Marajó

O governo beneficiou, nesta quinta-feira (27), 128 famílias carentes de Cachoeira do Arari com o “Sua Casa”. O programa habitacional estadual concede até R$ 21 mil para a construção, reconstrução e ampliação de residências. A iniciativa prioriza o atendimento de famílias com idosos e deficientes físicos. O investimento total foi de R$ 974 mil 

“Uma orientação importante para as famílias que receberam o Sua Casa é usar o benefício de forma correta. Não aceitem qualquer troca que não seja para melhorar a casa de vocês. Pegue o cheque e compre na loja, daqui mesmo, o material de construção. Nós também estamos dando apoio para o pagamento do pedreiro. Não aceitem que os comércios aumentem o preço. Aproveitem essa oportunidade para melhorar a casa de vocês”, orientou o governador Helder Barbalho. 

A cadeirante Regiane Pereira da Silva foi uma das contempladas hoje. A moradora de Cachoeira do Arari ficou feliz ao ver que além do benefício Sua Casa, a Companhia de Habitação do Pará entregou também o projeto com a planta da casa que deve ser construída com o recurso. “Nossa, eu fiquei muito feliz. Vou construir de acordo com o modelo que eu recebi. Eu não tinha condições de melhorar a minha casa, mas agora vou poder”, contou emocionada. 

A Companhia de Habitação do Pará (Cohab) é a gerenciadora do programa “Sua Casa”. A instituição estima que somente neste ano 38 deficientes físicos foram contemplados pela iniciativa. É o caso de dona Marcileia do Nascimento. A agricultora tem um filho pequeno que é cadeirante. “Vou usar essa ajuda para construir uma casa melhor para nós. Eu amo o meu filho e fico muito grata por ter recebido essa ajuda que vai mudar a nossas vidas”, avaliou a moradora de Cachoeira.

O “Sua Casa” foi criado pelo governador Helder Barbalho em 2019. O programa consiste na concessão de dois benefícios, com o objetivo de garantir auxílio financeiro para aquisição de material de construção e pagamento da mão de obra. Todos os valores são calculados levando em consideração dados previstos em uma tabela técnica.

Para receber os benefícios os candidatos devem atender aos critérios estabelecidos em lei. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.

Quem tiver interesse em se cadastrar no Programa “Sua Casa” pode  realizar o atendimento virtual ligando para: (91) 3214-8533 ou se preferir, também pode enviar uma mensagem pelo whatsapp para (91) 3214-8511.

Critérios do Programa:
Renda familiar de até três salários mínimos.
Não possuir outro imóvel.
Ser maior de 18 anos ou emancipado.
Ter família constituída com no mínimo dois integrantes.
Não ter sido beneficiado por outro programa habitacional nos âmbitos municipal, estadual e federal.
Comprovar que detém a propriedade ou posse do imóvel há mais de cinco anos.
Famílias que já foram beneficiadas em outros programas habitacionais podem ser atendidas, em caráter excepcional, em caso de ocorrência de sinistro, condições mínimas de habitabilidade, vulnerabilidade social e/ou remanejamento.

Prioridade no atendimento do “Sua Casa”:
Família que passou por sinistro.
Imóvel em condições mínimas de habitação.
Família em situação de vulnerabilidade social.
Família cujo responsável pela subsistência seja mulher.
Pessoa com deficiência que habite de forma permanente no imóvel objeto da intervenção do Programa.
Pessoa idosa que habite de forma permanente no imóvel objeto da intervenção do Programa.
Pessoa com menor renda familiar dentro do limite do Programa.

Por Ronan Frias (COHAB)

redacao_maloca maloca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *