Assaltantes deixam cartaz com recado após invadir escola dois dias seguidos.

Assaltantes deixam cartaz com recado após invadir escola dois dias seguidos.

Uma escola de Porto Alegre foi invadida e teve computadores furtados em dois dias seguidos, nos dias 26 e 27 de janeiro deste ano. Após a segunda invasão, os assaltantes ainda deixaram um cartaz fixado na porta da Escola Municipal de Ensino Fundamental Grande Oriente do Rio Grande do Sul, localizada no bairro Rubem Berta:

“Voltamos hahaha”, dizia o recado escrito em um papel.

No total, a escola perdeu cinco computadores, que eram usados pela administração, e precisou lidar com os danos a portas, fechaduras e janelas do prédio. A Secretaria de Educação do Estado (Smed) enviou cinco novos computadores no dia seguinte ao segundo assalto, e um boletim de ocorrência foi registrado. A Polícia Civil ainda não tem informações sobre possíveis suspeitos do assalto.

“Ficamos preocupados, porque eles ainda colocaram aquele bilhete na segunda vez. Bateu o desespero, ficamos com medo que eles voltassem, mas não voltaram mais”, diz a vice-diretora da escola, Francine Scheffler.

Francine ocupa o cargo diretivo da escola desde 2020. Nesses dois anos, ela diz que é a terceira vez que a escola é assaltada. Nas outras duas invasões, um computador já havia sido levado, além de equipamentos de menor valor, como uma cafeteira.

De acordo com o boletim de ocorrência, os assaltantes arrombaram uma porta da escola no dia da primeira invasão, um domingo. Já na segunda-feira, uma equipe da Secretaria de Educação foi enviada e repôs a mesma porta — “o conserto não ficou o ideal”, diz o boletim de ocorrência.

No dia seguinte, além de encontrar a porta novamente arrombada, a equipe da escola encontrou o equipamento de alarme arrancado e o bilhete colado na porta.

Em nota, a Smed informa que a escola dispõe de vigilância noturna, das 19h às 7h, e está em processo de ampliação desse serviço para 24h, nos sete dias da semana, para tentar reduzir os casos de invasões e arrombamentos. Além disso, informa que os equipamentos de maior valor foram levados a outro local. Leia a nota completa abaixo.

Porta da escola foi arrombada duas vezes por assaltantes — Foto: Francine Scheffler/Arquivo pessoal

Nota da Secretaria de Educação do Estado

A SMED já dispõe de vigilância noturna (das 19h às 07h) e está em processo de ampliação desse serviço para 24h, 7 dias por semana, com a finalidade de reduzir os casos de invasões e arrombamentos.

No caso da EMEF Grande Oriente, assim que em comunicada do ocorrido, na manhã de hoje, a SMED providenciou (por solicitação da diretora da escola) o transporte dos materiais de valor para local seguro e prestou todo o suporte necessário.

Como a escola ficaria sem ninguém hoje das 15h às 19h, a SMED solicitou a presença de uma equipe da GM, o que foi atendido.

redacao_maloca maloca

redacao_maloca maloca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *