Diego Afonso visita a atleta Isis Guimarães, a primeira ginasta surda a participar do Torneio Nacional de Ginástica Artística

Diego Afonso visita a atleta Isis Guimarães, a primeira ginasta surda a participar do Torneio Nacional de Ginástica Artística

O vereador Diego Afonso, líder do PSL na Câmara Municipal de Manaus (CMM), que tem o esporte como uma das suas principais frentes de trabalho, esteve na tarde desta sexta-feira (24) para conhecer a história de superação da atleta Isis Guimarães de 12 anos em uma visita na casa da ginasta, no bairro São José Operário, na zona Leste.

A jovem Isis é uma adolescente com uma história de vida forte e repleta de superação. Apaixonada por dança e esporte, a mãe que já havia notado algumas dificuldades na fala e na audição, mas ainda sem diagnóstico precoce de surdez, sempre acompanhou e apoiou o sonho da menina em dançar.

Aos 5 anos, após exames mais precisos, ela então foi diagnosticada como surda, o que não impediu de seguir seu sonho de ser uma atleta, deixando o ballet aos 6 anos e iniciando a prática da Ginástica Artística aos 7 anos, através do Projeto “Jovem promessa da Ginástica no Centro de excelência Caixa” em Manaus, fazendo as modalidades de Ginástica Artística e Rítmica.

Em 2017, nas duas modalidades, participou de festivais e apresentações até no fim do mesmo ano decidir pela Ginástica Artística. Em 2018, entrou no Clube Cecam, através de uma carta convite. Assim, começou a competir e ganhar suas medalhas, entre elas duas de ouro.

Em 2019, em um nível mais avançado, começou a ficar mais experiente, e hoje é a primeira surda ginasta do Amazonas. Em seu currículo também se destaca a participação do Torneio da Amizade entre clubes do Norte e Nordeste.

O vereador Diego Afonso se comoveu com a história de superação e decidiu ajudar com as passagens aéreas para a atleta e sua mãe como acompanhante para que Isis possa competir no Torneio Nacional de Ginástica Artística, como a primeira ginasta surda do Amazonas a participar na categoria Infantil. A competição reúne os Novos Talentos e promessas da Ginástica Artística Brasileira, e este ano será realizada na cidade de Campo Grande no Mato Grosso do Sul, de 10 a 14 de novembro.

“Deus me permitiu ter a oportunidade de conhecer e visitar a atleta Isis Guimarães, a primeira ginasta surda do Brasil a participar do Torneio Nacional de Ginástica Artística. Uma honra, visitar e ouvir de sua mãe Ingrid, contar sobre a história de superação, determinação e apoio incondicional em casa. E eu, que sempre lutei pelo esporte em Manaus, destinei a metade das minhas Emendas neste ano para a subsecretaria de Esportes, não poderia deixar de me sensibilizar e apoiar através do meu gabinete, a participação de Isis no Torneio Nacional de Ginástica Artística. Pois, eu acredito que o esporte é o maior instrumento de inclusão social que existe”, afirma Diego.

redacao_maloca maloca

redacao_maloca maloca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *