FioCruz alerta para aumento de casos e risco de 3ª onda

FioCruz alerta para aumento de casos e risco de 3ª onda

Omais recente Boletim Infogripe, publicado nesta sexta-feira (21) por especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), revela que a situação da pandemia de covid-19 no Brasil voltou a piorar em pelo menos oito Estados.

Em outros dez, a tendência de queda nos números está se estabilizando, o que também representa uma preocupação. Os dados analisados compreendem a semana epidemiológica 19, que vai de 9 a 15 de maio.

“Como vem sendo alertado desde a atualização da semana 14, diversos desses estados ainda estão com valores similares ou até mesmo superiores aos picos observados ao longo de 2020”, aponta o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do Infogripe, num comunicado divulgado pela própria FioCruz.

“Tais estimativas reforçam a importância da cautela em relação a medidas de flexibilização das recomendações de distanciamento para redução da transmissão de covid-19, enquanto a tendência de queda não tiver sido mantida por tempo suficiente para que o número de novos casos atinja valores significativamente baixos”, completa o especialista.

DIAGNÓSTICO

Segundo o relatório, o retorno às atividades econômicas e sociais aconteceu muito cedo. Ao primeiro sinal de arrefecimento, muitos prefeitos e governadores aliviaram as medidas restritivas tomadas anteriormente, que reduziram de forma considerável a quantidade de pessoas fora de casa.

redacao_maloca maloca

redacao_maloca maloca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *